Tipos de tecidos: Informações essenciais para suas compras.
O tecido é a parte principal das roupas, inclusive, os materiais são responsáveis pelo caimento, qualidade e também pela sensação de elegância.
Então, se você busca roupas sofisticadas deve conhecer os melhores tipos de tecidos. Além disso, é necessário que a roupa seja confortável e para isso ela deve ser fabricada com materiais de primeira linha.
Os tecidos são usados pelo homem desde a pré-história, os registros confirmam o uso de fibras naturais para proteger o corpo no ano 400 a.C.
Ou seja, o material faz parte da história da humanidade, antes mesmo de ser visto como um artigo da moda, os tecidos são materiais que promovem a proteção do corpo e a sobrevivência.
Com o passar do tempo, a indústria têxtil se tornou ainda mais tecnológica e trouxe inovações, por isso existem diversos tipos de tecidos.
E para saber como escolher o melhor e entender sobre a qualidade de cada um é preciso se informar.
No nosso artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o assunto, continue a leitura e aproveite! Não deixe de compartilhar essas informações com as suas amigas.
Tipos de tecidos
Como citamos anteriormente, existem muitos tipos de tecidos disponíveis.
Entretanto, a nossa lista tem um foco especial nos materiais que são mais utilizados no dia a dia. Observe!
Algodão
O algodão é um dos componentes mais famosos do mundo, isso ocorre porque esse material pode ser utilizado na confecção de diversas peças de roupa.
Ou seja, ele é extremamente útil para a indústria e ainda traz muito conforto para quem usa as peças de algodão.
Esse material é uma fibra natural, sendo assim, não precisa ser fabricado de forma sintética, é claro que algumas peças combinam tecidos, como por exemplo 75% de algodão e 25% de poliéster.
O algodão tem uma fama de ser confortável, além disso, tem uma ótima absorção, tanto para tingimentos quanto para o suor.
Geralmente, as peças feitas com algodão têm um toque agradável no corpo e, por ser mais natural, tem menos chances de causar alergias. Inclusive, é muito recomendado para roupas infantis.
Muitas vezes é possível encontrar roupas confeccionadas com algodão que são diferentes entre si, pois é preciso levar em conta a gramagem. O material pode se tornar mais fino ou espesso de acordo com seu volume de fios.
O algodão é versátil, por isso pode ser encontrado em blusas simples, vestidos elegantes, conjuntos de camisas e saias, etc.
É um material com um bom caimento no corpo, vale a pena ter peças desse tipo no armário.
Viscolinho
O viscolinho se consagrou como o tecido ideal para o verão, pois é super fresquinho. Esse material surgiu após a combinação de fibras leves, o viscolinho pode ser produzido com fios de linho e viscose.
Algumas peças são feitas com algodão e viscose, mas também oferecem um ótimo resultado por conta da leveza e da maciez.
Como citamos, é um tecido muito leve, que costuma ser encontrado nas roupas de verão, como blusas e saias.
O caimento das peças desse material costuma ser soltos e super elegantes, pois é um tecido sofisticado.
Laise
O laise é um tecido todo trabalhado com bordados em relevo vazados, por isso tem um aspecto delicado e levinho, geralmente é produzido algodão.
Por isso, também é indicado para os dias de verão, pois consegue ser super fresquinho.
Esse tipo de tecido combina com o clima quente e tem um toque especial de sofisticação por conta do bordado.
Pode ser uma ótima opção de vestido, por exemplo, já que ajuda a manter a elegância e o conforto.
Poliéster
Esse material tem o mesmo nome da fibra sintética e se tornou muito popular por conta da sua resistência.
Uma peça feita com poliéster não rasga e nem tem furos, porém, o tecido pode ser um pouco pesado e não agregar conforto.
É por isso que costuma aparecer nas peças como um complemento, como por exemplo, viscose e poliéster, ou algodão e poliéster.
Viscose
Outro material que também tem o nome da fibra artificial de que é composto.
A viscose é um dos tecidos mais usados atualmente, por isso é possível encontrar o material em todas as peças, especialmente em vestidos, saias e blusas.
Tecido Plano
O tecido plano é produzido a partir do entrelaçamento dos fios de trama mais os fios de urdume.
E vamos entender a diferença entre os fios: os fios no sentido horizontal são chamados de fios de “trama” e os fios dispostos no sentido vertical de fios de “urdume”.
Devido a fabricação do tecido plano, ele conta com uma elasticidade menor. A superfície é mais plana, como o nome já diz, e isso promove uma maior versatilidade na hora de confeccionar.
Linho
O linho é o tecido mais antigo da história, feito de forma natural a partir de uma planta, é um dos tipos de tecidos que mais amassam.
Por ser leve demais, apenas o linho pode deixar a peça desconfortável, por isso costuma ser utilizado com uma fibra sintética, como o elastano e a viscose.
No último caso, é possível formar o viscolinho, que já citamos na nossa lista.
Lurex
O lurex é um tecido que divide opiniões, pois conta com fios metalizados cheios de brilho, eles se tornaram um clássico entre os anos 70 e 80.
A base desse tecido é uma malha bem flexível e chamativa. Sendo assim, combina muito bem com os looks monocromáticos, seja para festas e ou para passeios noturnos.
Tweed
O tweed é um tecido com lã de fio grosso na composição, como base do material.
A sua trama é simples, mas o tecido é encorpado, por isso as peças deste material são bem elegantes, costuma ser utilizado para confeccionar roupas de alfaiataria.
O tecido foi criado no final do século XIX na região do rio Tweed, localizado na Escócia, o nome é uma homenagem ao local de confecção.
Conclusão
Depois dessas informações você já sabe tudo sobre os tipos de tecidos. E o melhor, na Fascínius você encontra os melhores materiais para as suas roupas. Venha conferir!