Um dos truques na hora de se vestir de maneira elegante é pensar em uma peça-principal. E neste conteúdo, você vai ver quais tipos saias cumprem esse papel.
Sendo assim, vamos considerar somente dois requisitos: sofisticação e conforto. Ou seja, são opções para quem não abdica dessas características, como as mulheres modestas!
Ficou curiosa e quer saber tudo? Continue lendo e descubra o poder que essas saias têm na hora de compor looks em todos os estilos, das românticas às modernas ou criativas.
7 modelos de saias para ter no guarda-roupa
Agora, sem demorar mais, vamos direto ao assunto. A partir do próximo tópico, veja quais são as modelagens de saias que toda mulher deve ter no guarda-roupa, inclusive, você!
1 - Saias longas
O que diferencia as saias longas das outras é o comprimento, obviamente. Elas são compridas, na maioria das vezes, chegando até próximo do tornozelo, abaixo dos joelhos.
A partir desse conceito, saiba que ela pode ter modelagens distintas, o que vai depender do interesse da mulher, como no visual mais clássico ou no look fashionista.
Não entendeu? A saia longa é uma opção em casamentos durante o dia, se for de tecido leve e estampado ou pode ser para jantares sociais, quando retos e de materiais nobres.
2 - Saias midi
Outro modelo de saia imprescindívei visando as mulheres elegantes, é a midi, uma modelagem muito conhecida pelo comprimento, geralmente, bem no meio da canela.
Seja na rotina de trabalho ou nos eventos mais formais, esse tipo de saia tem o seu espaço de destaque. Primeiro pela elegância e, depois, pelo conforto e facilidade no uso.
Ela pode ser opção para várias combinações, com blusas femininas em lugares tropicais ou somando uma terceira peça em dias de inverno, como um casaco de frio, por exemplo.
3 - Saias godê
As saias godê têm uma característica muito marcante, formada por detalhes, como o tule. Assim, se torna super indicada às adeptas do estilo romântico.
O próprio tule indica uma das principais qualidades dessa peça: leveza. Ao criar o efeito de roda, a partir dos gomos presentes no corte, ela apresenta um caimento perfeito.
Além do tule, outros tecidos com esse efeito fluido costumam ser sugestivos nas saias godê, como a seda. Já a sarja é outra ideia, mas pensando em looks modernos.
4 - Saias evasê
O que você sabe sobre as saias evasê? Aqui, o principal diferencial também é a modelagem, sendo que é justa na cintura e mais larga no restante do comprimento.
Uma curiosidade dessas roupas é que costumam agradar muito o público que tem quadris largos, de modo a criar uma proporção super harmoniosa no look inteiro.
É opção em eventos casuais e durante o dia, mas também é interessante para festas noturnas, principalmente quando tem detalhes bordados ou rendas, garantindo sofisticação.
5 - Saias lápis
Sim, é isso mesmo que você está pensando: as saias lápis são conhecidas pelo fato de ter feito sucesso em mulheres executivas, principalmente, em ambientes corporativos.
Agora, também é preciso considerar que há diversos tipos disponíveis, seja em cores, tecidos e detalhes. Há opções com cintos e botões, feitos em tricô ou bordô, por exemplo.
6 - Saias retas
Quando se fala em uma saia reta, a gente logo lembra do recorte que dá nome ao modelo. De fato, a ideia é essa mesmo, por isso, acaba sendo muito comum em looks de alfaiataria.
Sem volumes, o comprimento pode variar, sendo que é comum se apresentar em modelos midi ou longos. E combina com blusas com manga e camisas de vários tipos de decotes.
7 - Saias acinturadas
Uma saia acinturada é versátil e elegante, sendo excelente para quase todos os dress code que existem, nos momentos diários aos eventos formais.
O nome vem do fato de ter uma cintura marcada, isto é, ajustada ao corpo da mulher. Essa técnica pode acontecer por meio de zíperes, botões, elásticos ou cós alto.
Outro ponto é sobre o tecido, geralmente, feito em algodão, viscose, seda e opções mais estruturadas para criar efeitos especiais.
Entre as principais vantagens das saias acinturadas, considere: versatilidade, conforto e elegância, permitindo criar composições harmoniosas em várias situações.
Na hora de vestir, pense na possibilidade de combiná-las com blusas mais soltinhas e blazers, criando looks super femininos. Nos pés, tênis, sandálias e salto alto dão certo!
Onde encontrar essas e outras modelagens de saias?
No tópico anterior, uma teoria muito simples e totalmente objetiva sobre os modelos de saias na composição de looks modestos. No entanto, onde comprar essas roupas?
Na Fascinius! Essa é uma loja virtual de grande reconhecimento entre as mulheres brasileiras por oferecer compras seguras e roupas de qualidade.
Entre os principais produtos, as saias com as diversas modelagens apresentados acima.
Para ver todas as opções, como as saias de alfaiataria até aquelas feitas em laise, algodão, linho, viscose, bordados e assim por diante, acesse a loja Fascinius.
As peças podem ser pesquisadas de maneira didática, a partir de filtros: tamanhos, cores, tecidos, modelagem, coleções e estampas. O site tem selos de segurança!
A origem e outras curiosidades dos modelos das saias
Após analisar saias com diversas modelagens, fica mais fácil entender quais precisam estar no seu guarda-roupa porque formam looks práticos e super elegantes.
No entanto, já se perguntou de onde vem essa peça? A história dela é muito rica e cheia de curiosidades, remontando tempos antigos e culturas ancestrais.
Os registros mais antigos datam 3.000 a.C., sendo esculturas sumérias com homens e mulheres usando saias. O vestuário também era comum no Egito Antigo e Império Romano.
Até a Idade Média, a roupa sempre foi volumosa e comprida e foi só no século XX que surgiram as primeiras criações de modelos com comprimento midi.
Hoje, temos um produto versátil, democrático e com uma infinidade de modelos.
As outras curiosidades são:
- A saia godê tem esse nome porque significa “saia rodada” no francês;
- A saia evasê é perfeita em mulheres românticas;
- A saia lápis se tornou símbolo da elegância em 1940;
- A saia midi é um clássico da moda contemporânea.
E para fechar a lista de curiosidades das saias, saiba que elas podem ter outros nomes e funções dependendo da cultura, como o kilt escocês, o quimono japonês e o sari indiano.