As roupas são formas de expressão e as mulheres sabem disso. Neste sentido, o upcycling surge como técnica sustentável, permitindo a criação de visuais exclusivos!
O conceito sugere que as peças do guarda-roupa podem ser melhor aproveitadas, seja transformando-se em novos itens ou reutilizadas em looks únicos.
É adepta à moda elegante? Então, considere que essa tendência também é para você! Continue lendo e descubra o que é upcycling e como vestir obras-primas atemporais.
O que é upcycling?
Reine Pilz foi o ambientalista que usou o termo pela primeira vez, em 1994. “Upcycling” apareceu mais tarde também, em 2002, no livro Cradle to Cradle, tornando-se popular.
Atualmente, tem impacto em diversas áreas, mas é na moda que faz o maior sucesso.
Resumidamente, a ideia é simples: utilizar peças que iriam para o lixo ou até mesmo sobras de tecido, estimulando a criação de novas peças e customização de roupas existentes.
O seu ponto-forte é a sustentabilidade, dando um destino mais correto aos produtos que seriam descartados. Enquanto isso, criatividade e redução de custos tornam-se vantagens.
A importância do upcycling na moda
Esse movimento está revolucionando a indústria da moda por vários motivos, a começar pelo fato de combater o desperdício e a poluição, diminuindo o impacto ambiental.
Além disso, cria uma nova economia, seja em prol de usos mais eficientes dos recursos naturais ou na criação de programas e novas cadeias produtivas.
Há ainda de trazer a importância do ponto de vista da exclusividade, já que cada peça carrega a sua história e identidade, possibilitando criações especiais e diferenciadas.
O histórico do movimento
No Japão, existe um grande incentivo para criar peças novas a partir das usadas, inclusive, com técnicas de reaproveitamento apropriadas, como o “boro”.
Em Bangladesh, Reet Raus tem uma linha de produção de roupas upcycled. Christopher Raeburn é um estilista reconhecido por isso também, com técnicas de camuflagem.
No Brasil, várias marcas estão investindo nessa transformação de produtos com defeitos ou que seriam descartados na fabricação de novos itens, a partir da criatividade e tecnologia.
Os benefícios às mulheres modestas
Com foco nas mulheres modestas, os principais benefícios do upcycling aparecem quando a gente nota que estamos diante de peças únicas e exclusivas.
Por meio da economia circular, mas sem abdicar da elegância, é possível ter um look sustentável, que vem desse conceito que está sendo mencionado aqui.
Veja as principais vantagens:
- Redução do impacto ambiental e descarte de peças antigas;
- Criação de looks elegantes exclusivos focados no seu estilo;
- Transformação de roupas que transmitem os seus valores pessoais;
- Estímulo ao estilo criativo e auto expressão a partir da linguagem visual;
- Incentivo aos novos negócios e ao consumo consciente.
Mais um ponto interessante é observar que essa ação - de transformar peças usadas em novos produtos - pode ser feita por todas as pessoas, em casa mesmo. Veja abaixo.
3 ideias de roupas upcycling elegantes
Por ser um conceito que envolve muito da criatividade, saiba que não existe um único guia para dizer como fazer o upcycling nas suas roupas. No entanto, há dicas super válidas:
- Aplique diferentes técnicas;
- Aposte na personalização;
- Conforto e elegância podem andar juntos;
- Use materiais de qualidade;
- Dê acabamentos sofisticados;
- Combine peças upcycling com outras roupas;
- Acessórios podem aparecer nos looks.
Se não sabe por onde começar, pense em peças básicas e simples. Na sequência adicione o ingrediente principal, a criatividade. Então, não tenha medo de errar e arrisque-se.
A partir disso, você terá muitas ideias nos visuais que vão de encontro à definição do sustentável com o exclusivo. Agora, resta saber como criar essas novas roupas, não é?
Abaixo, confira 3 peças de roupas indicadas nessa prática do upcycling e promova a moda modesta de maneira única, irreverente e, também, colaborativa com o meio-ambiente!
1 - Vestidos
São várias as possibilidades de usar vestidos e fazer novos produtos, pensando em um visual único para diversas ocasiões, especialmente, as mais casuais.
Que tal transformar o seu vestido antigo em um customizado, com rendas, bordados, apliques ou outros detalhes? É possível alterar mangas e barras também.
Outra sugestão é pegar um vestido chemise e aplicar retalhos, a partir do patchwork, que é super valorizado hoje em dia. Aliás, até a camisa oversized vira vestido!
2 - Calças
Sabia que calças podem ser transformadas em saias? O passo a passo é bem simples, bastando cortar as pernas na altura desejada e fazer a bainha na máquina.
Visando o upcycling como forma de criar looks elegantes e exclusivos, dá para adicionar outros tecidos, como a renda.
Aliás, aqui é possível pensar em uma estética que investe no clássico e em tons neutros, traduzindo-se no movimento quiet luxury, ou melhor, luxo silencioso.
3 - Blusas
As blusas são versáteis até mesmo na hora de se transformarem em novos produtos. Camisetas viram cropped se tirarmos a parte inferior, o que acha?
Também é possível criar uma blusa com manga bufante ao usar tecidos de camisas antigas leves. Outra ideia é customizar t-shirts ou peças que você não usa mais.
Onde comprar roupas elegantes duráveis na internet?
Só que para o upcycling funcionar, é preciso ter roupas de qualidade no guarda-roupa. Afinal, estamos falando sobre usar peças que duram muito tempo e adaptá-las.
Por isso, vale a pena ter no seu histórico de navegação a página da Fascínius, uma loja de roupas muito atenta às inovações do mercado, que oferece produtos de altíssima qualidade!
A plataforma é uma das mais conhecidas pelas mulheres adeptas à moda modesta e as categorias são de fácil navegação, como vestidos, saias, camisas, conjuntos e muito mais.
Inspire-se nas celebridades da moda modesta que praticam upcycling
A moda modesta tem várias celebridades que inspiram mulheres no país todo. Quando o assunto é sobre a técnica upcycling, há pelo menos 5 nomes nessa lista, veja:
- Dayane Rocha: sempre compartilha looks elegantes que ela mesmo customiza;
- Bruna Karla: usa várias técnicas, até patchwork, transformando peças básicas;
- Carol Dias: possui centenas de vídeos com a técnica upcycling;
- Camila Coutinho: usa roupas do guarda-roupa para criar visuais únicos;
- Priscilla Alcântara: também é adepta ao movimento na rede social.
Lembrando que há outros nomes que podem ser referências na moda modesta e upcycling, como Fernanda Brum, Bruna Mandetta, Thais Sena e Ana Paula Valadão.