5 tecidos que não amassam para um dia a dia mais prático!
Os tecidos que não amassam são indicados para todas as mulheres que prezam pela praticidade no dia a dia. E a boa notícia é que eles também são elegantes e estilosos!
Além de permitir uma rotina mais rápida, sem exigir muito tempo e esforço para cuidar da peça na hora de se vestir, há outras vantagens dessas roupas:
- São ideais para trabalho e viagens;
- Perfeitas para quem tem pouco tempo;
- Geralmente são respiráveis;
- Ajustam-se facilmente ao corpo;
- Não causam irritação na pele;
- Permitem criar vários tipos de looks;
- São sustentáveis!
Ou seja, há muitos bons motivos para investir nesse material. Até porque todas nós sabemos que a moda impacta muito na imagem pessoal que transmitimos aos outros.
Só que das fibras naturais às sintéticas, são diversos os tipos de tecidos que existem na atualidade. Então, como descobrir quais os que não amassam?
Neste conteúdo, você vai ver os principais!
1 – Viscose
A viscose é um tecido cada vez mais comum na indústria têxtil por conta das suas características, inclusive, o fato de não amassar!
As roupas feitas com esse material possuem um caimento fluido e macio, ficando perfeito no corpo. E tem alta respirabilidade e muitas variedades de cores e estampas.
Uma das explicações é o fato de ser semissintético, ou seja, deriva da celulose, porém, passa por um processo químico posteriormente, dando a ele múltiplas vantagens.
Assim, é também muito versátil, já que pode ser usado em looks diversos e de todos os estilos. Das opções mais formais às mais intimistas, os principais produtos em viscose são:
- Camisas;
- Blusas;
- Vestidos.
Para se ter uma ideia, os vestidos em viscose costumam ser categorizados entre: chemise, godê, midi e evasê. Vale a pena provar um deles é sentir uma sensação única!
2 – Tricô
Outra alternativa é o tricô, que tem uma textura muito aconchegante, sendo altamente indicado para mulheres charmosas e românticas, das mais tradicionais às modernas.
A estrutura dele é irregular, com laços entrelaçados, o que auxilia na não formação de rugas nas roupas. E, conforme a lã escolhida, mais praticidade na peça.
As principais modelagens de roupas de tricô para aproveitar o melhor do tecido são:
- Peças mais amplas: casacos e blusas com caimento;
- Peças com mangas curtas ou mangas ¾: blusas, camisas e t-shirts;
- Peças lisas: sem muitos trançados ou canelados.
Na hora de escolher a vestimenta de tricô, lembre-se de avaliar o forro. Alguns produtos são mais grossos e, por isso, ideais para o inverno. Tem também os mais casuais e leves.
Ah, detalhe importante: tricô é diferente do laise. O primeiro usa uma técnica de intercalar fios, com malhas em “V”. O outro é feito em tear, com padrões abertos e rendados.
3 – Tweed
Na lista de tecidos que não amassam, o tweed é referência por ser uma ideia atemporal e estilosa. Tem uma trama rústica e mais encorpada, feita com lã ou semelhantes.
Ele lembra um pouco mais o laise do que o tricô, ambas fibras naturais foram mencionadas acima. Também é feito em teares, sendo muito associado à moda clássica.
A explicação disso vem da história dele, do rio Tweed, nas Terras Altas da Escócia. É um símbolo da vida no campo, que se tornou atemporal adaptando-se a vários estilos.
Entre os principais itens:
Além dessas características, o tweed é muito marcante por ser resistente e durável, aumentando o valor agregado do produto e entregando um dos melhores custo-benefícios.
4 – Tule
Ah, o tule! Precisamos conversar sobre ele. Muitas mulheres o conhece por ser um tecido transparente, leve e usado para confeccionar acessórios para roupas, não é?
Só que também existe a moda feminina feita de tule que impressiona pelo caimento perfeito e pela delicadeza que transmite, tanto em saias como em vestidos.
E atenção: o tule é um tecido delicado, de modo que se deve evitar o contato dele diretamente com objetos ásperos ou químicos.
Ah, se você gosta de curiosidade, saiba que o tule surgiu na França no século XVII na cidade de Tulle e daí vem o nome. Era usado como babado para saias e chapéus.
Hoje, o tule é visto como um tecido versátil e sustentável porque pode ser feito de vários materiais, sendo fácil de trabalhar e permitindo looks autênticos, quase sempre românticos.
5 - Couro ecológico
O couro eco, couro ecológico ou couro sintético é a última alternativa de tecido que não amassa que vamos trazer neste conteúdo. E vale muito a pena conhecê-lo!
Para quem não sabe, ele pode ser feito por meio de vários materiais, além de unir-se a outros, como a viscose já citada aqui e a renda.
Tem uma modelagem bastante versátil, de maneira que o caimento reto é um dos mais indicados para quem busca roupas com essa característica, de não amassar.
Na internet, é possível encontrar vestidos em couro ecológico de manga longa. É excelente para quem se aproxima do estilo casual e social.
Os tecidos que não amassam são ótimos para o trabalho
Um ponto interessante é que todos os tecidos que não amassam vistos neste conteúdo são indicados para o ambiente corporativo, ou seja, formam looks para o trabalho.
Além de avaliar o material da roupa, dedique um tempo a escolher uma peça-chave:
- Saias;
- Camisa social;
- Vestido;
- Casaco.
Assim, observando o que tem disponível no armário, você poderá fazer combinações rápidas para ir trabalhar sem perder a elegância.
E sem se preocupar com os amassados das roupas, também!
Após isto, escolha os acessórios para garantir sofisticação na composição. Um ótimo exemplo é os cintos, que fazem parte das técnicas de styling e dão um toque de seriedade!
Aprenda a cuidar dos tecidos que não amassam!
Apesar da praticidade que oferecem, os tecidos que não amassam precisam de cuidados na hora de lavar, secar e guardar, de modo que se mantenham impecáveis para o uso.
Sendo assim, a dica é seguir as instruções da etiqueta, já que cada produto tem suas recomendações mais apropriadas com relação à temperatura da água, uso de ferro, etc.
Geralmente, essas roupas podem ser armazenadas no guarda-roupa em cabides, evitando a formação de vincos, rugas e amassados. Sempre as deixe em locais secos e arejados.
O que achou deste conteúdo informativo? Conhecia esses tecidos? Se quiser continuar atenta ao mundo da moda e às dicas sobre roupas elegantes, visite o blog Fascínius.