Já se perguntou o que fazer para deixar a roupa branca? Essa é uma cor que simboliza pureza, simplicidade e autenticidade, permitindo looks elegantes e para todos os estilos da moda.
No entanto, mantê-las sempre brancas é um grande desafio, não é?
Neste conteúdo, saiba como cuidar dessas peças-chave comuns nos guarda-roupas de todas as mulheres.
Com essas dicas, você vai vencer esse desafio de manter o branco sempre radiante nas peças de vestuário, confira!
Tenha peças de qualidade
A dica número 1 é, também, a mais óbvia de todas. Na hora de comprar uma roupa branca, como de qualquer outra cor, é necessário fazer uma avaliação do custo-benefício porque se não tiver uma boa qualidade, a peça vai gerar problemas rapidamente.
E para fazer essa escolha é preciso considerar alguns requisitos fundamentais, desde a busca por um fornecedor confiável até o tipo de tecido, que vai impactar muito na durabilidade e resistência do produto.
Este ponto é fundamental porque a roupa branca está presente no guarda-roupa de praticamente todas as mulheres, já que permite looks harmoniosos e fáceis de serem combinados, seja para o dia a dia ou trabalho, por exemplo.
Sendo assim, essas peças podem fazer parte da sua vida estando, até mesmo, ligadas à sua essência.
Geralmente, são escolhas certas para quem gosta de minimalismo e de investir na coloração pessoal, incorporando estilos únicos e autênticos.
Atenção às instruções da etiqueta
A partir disso, vem outra dica extremamente importante, a das instruções do fabricante que estão descritas na etiqueta da roupa.
É engraçado observar que as pessoas acham que todas as peças devem receber os mesmos cuidados e formas de lavagem, mas não.
Cada tipo de produto, dada a sua produção e característica, vai ter uma melhor solução para cada ação, como lavagem e secagem, por exemplo.
O laise é um dos exemplos, sendo um material bastante diferenciado, que exige ações específicas.
Então, use a etiqueta como um guia para fazer do jeito certo, até mesmo considerando a temperatura da água, o ciclo de lavagem e o uso dos produtos mais adequados.
Muitas vezes, as pessoas se perguntam como deixar a roupa branca por mais tempo sem notar que não deveriam colocar determinado produto na máquina de lavar.
Sim, nem todas as roupas devem ser lavadas dessa forma, não sabia? A partir de agora, leia a etiqueta!
Siga as medidas certas na lavagem
O procedimento inadequado na lavagem também causa problemas na coloração das roupas e pode manchar as que são brancas, viu.
Além disso, essa falta de cuidado pode resultar em peças desbotadas ou encolhidas, dependendo do material e fabricação.
Um dos símbolos da etiqueta, o “hand wash”, indica que aquela roupa só deve ser lavada à mão.
E tem desenhos mostrando a temperatura ideal da água, fator determinante para os fios, de maneira que podem ressecar ou ficarem quebradiços.
Outro símbolo comum em etiquetas de camisetas, blusas e calças é “do not iron”, que diz que ela não pode ser passada no ferro.
Entre outras imagens determinantes para manter a qualidade e a cor original desses itens.
Evite o uso de produtos com cloro
Principalmente, os alvejantes! Esse produto que contém cloro, assim como outros, é comum de ser usado durante a lavagem das roupas, só que podem indicar um grande perigo para as peças mais claras, como as de tons pastéis.
O cloro é uma substância química que causa amarelamento e desgaste do tecido, indo ao oposto do objetivo, que é clarear esses itens do vestuário.
Sendo assim, a recomendação é usar sabão preferencialmente neutro ou receitas caseiras, que veremos no fim do texto.
Lave no ciclo de roupas brancas
Todas as máquinas de lavar tem ciclos de lavagens que devem ser usados a partir do objetivo do processo.
Geralmente, há a opção de roupas brancas, com um tempo de molho, agitação e enxágue específicos para manter as propriedades do tecido.
Se o seu equipamento não tem essa função, opte por um ciclo menos agressivo, como o de “roupas delicadas” ou “ciclo suave”.
Essa dica é interessante até mesmo para as roupas de trabalho, que devem ter um cuidado a mais durante as lavagens.
Vire as roupas do avesso para secar
A técnica de colocar as roupas do avesso para secar tem explicação: determinadas cores podem manchar com mais facilidade, o que acontece também com poeiras e sujeiras, como as cinzas de queimadas, comuns em certas regiões do país.
Dessa forma, deixá-las do avesso é uma solução prática para evitar esse risco.
Outro ponto interessante sobre a secagem tem a ver com a luz do sol: ela possui efeito clareador, trazendo benefícios para manter as roupas brancas.
Mas, evite o calor excessivo porque, neste caso, pode haver o amarelamento, viu.
Cuidado na hora de passar e guardar
Na sequência da lavagem vêm outras atividades, como passar e guardar. Aqui, como já estão lavadas, as peças acabam sendo descuidadas, o que pode tornar-se um problema.
O ideal é fazer ambas as ações com zelo e sabedoria, garantindo a durabilidade das peças.
Para quem faz o uso do ferro de passar tradicional, a dica é verificar a etiqueta para saber qual é a temperatura ideal para o tecido daquela roupa.
E na hora de guardar, opte por separar as roupas mais claras das escuras, evitando, também, o contato direto com a luz.
Prepare a roupa antes da lavagem
Esse tópico tem uma dica muito necessária, então, atente-se. As roupas brancas com manchas devem ser cuidadas separadamente e antes de uma lavagem tradicional, é o que chamamos de “preparar a peça”. O que fazer?
Para não ter que usar os produtos fortes e contraindicados, como o cloro, retire as manchas antecipadamente, a partir de processos caseiros e com ingredientes que temos em casa porque eles são mais naturais e menos prejudiciais aos fios.
Conheça técnicas caseiras para deixar a roupa branca
O ideal é seguir os passos indicados acima, afinal, eles são importantes para responder à dúvida sobre como deixar a roupa branca por mais tempo.
Todavia, pode ser que isso não tenha acontecido e agora você precisa usar truques e técnicas caseiras para resolver.
Então, é interessante conhecer as principais soluções:
- Bicarbonato: funciona como detergente;
- Sabão de coco: é como um alvejante natural;
- Água-oxigenada: é um agente clareador suave.
E vale lembrar que o vinagre de álcool é uma das melhores substituições para tirar o sabão que se acumula na roupa e pode endurecer as fibras.
Sendo assim, dá até para adicioná-lo na máquina de lavar, colocando-o no compartimento do amaciante.
Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe nosso blog e descubra outros materiais.